sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

Não posso parar

Olhe para frente. Não esqueça o que se passou.

Hoje é o primeiro dia de janeiro. Este é o mês em homenagem ao deus Janus[1], relacionado aos caminhos e, talvez por isso, representado com duas faces viradas para lados opostos. O interessante a respeito desta imagem é que os romanos, durante muito tempo, não representavam com figuras humanas suas divindades. Na verdade, atribuíam a elas valores, ações, poderes e prestavam homenagens através de representações indiretas.

Porém, este não é o propósito deste texto. Uso Janus como uma alegoria entre o que foi e o que vem. Abri este blog despretensiosamente em um domingo de maio depois de ler a respeito de uma incoerência com a mitologia grega. Parece-me que sempre os antigos, gregos ou romanos, insistem em dar o ar de sua graça em meus pensamentos.
Confundir Medeia com Medusa[2], quando relacionado a cabelos é um certo problema do ponto de vista artístico, considerando que se está fazendo confusão com a raiz da ideia. Medeia não foi e jamais será considerada por seus cabelos ao contrário de Medusa. Cabelo, uma das formas mais profundas da vaidade feminina é desvirtuado na cabeça do monstro, o qual a pobre sacerdotisa (Medusa) é transformada, portando em sua fronte serpentes no lugar de suas longas madeixas. E digo longas porque o cabelo também tinha um aspecto em sua forma diante da representação dos deuses, era necessário tê-los para cumprir perfeitamente sua tarefa.
No ano que se passou falei um pouco disso e de outras coisas também. Eu quis falar sobre Feminismo e ainda quero, pois isso também é parte do que eu sou e do que estou vivenciando. Pensei em muitas coisas, mas nem todas elas fizeram parte desse espaço.
Abri a oportunidade de falar sobre RPG[3], ainda que não sob a minha pena, quem fez isso foi meu marido. Mas tenho matutado a esse respeito e 2015 foi um ano muito relacionado a isso para mim: um maior envolvimento na comunidade, principalmente no lado das mulheres, organização do evento Minas do Rio, participação no Diversão Offline. Tudo isso fez parte e quem sabe haja afinal mais espaço para falar mais a respeito…
Acho que talvez haja espaço para outros assuntos do ponto de vista crítico e espero que este seja o ano para falarmos de outras coisas até.
Fechou-se o ano com muito mais ganhos que perdas, afinal ninguém ganha tudo sempre, no entanto espero que vocês continuem me acompanhando neste novo ano que desponta.
Feliz 2016 de muitas realizações a todos nós!
Pensem, contestem e opinem.

Notas:
[1] Para saber mais sobre Janus, leia aqui.
[2] A respeito de Medeia e Medusa leia mais aqui e aqui.
[3] RPG: Role-playing game ou jogo de interpretação de papéis. Saiba mais aqui.

Um ou dois à parte:

Ficarei devendo a vocês a informação a respeito da religião romana – sobre a não utilização da imagem humana. Estou em processo de mudança e ainda não estou com todos os meu livros e materiais comigo. Assim que sanar isso, ou tiver com a fonte da informação, colocarei aqui.

As indicações feitas nas notas são de páginas relacionadas dentro da Wikipédia. Eu verifico as mesmas antes de indicá-las, tentando sempre colocar a informação resumida, mas com fontes.
Qualquer problema sobre isso é só me contatar. ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário