domingo, 31 de maio de 2015

Ignorância Capilar

Já tem algum tempinho que eu penso em reavivar um espaço para por minhas próprias ideias na rua, para deixar exposto o que eu penso, colocar um pouco da cara a tapa e ver o que o mundo me traz de volta. Pelos idos de 2003 a uns quase 2010/2012, eu tive blogs das mais variadas formas e pensamentos, e isso sempre me acompanhou, como um amigo de outrora querendo voltar.
Mas, nada me fazia ter esse apelo de traçar o que me vinha na cabeça num texto para ser colocado para outros lerem, até que hoje algo me pinçou....
(…) Com os cabelos escondendo o rosto, como se fosse uma Medeia, (…)
Minha mente deu tela azul, que nem computador precisando desfragmentar. E isso porque eu tinha lido a comparação entre cabelo e Medeia na foto da matéria. Eu: oi? Como assim Medeia???
Não há referência mitológica entre Medeia e cabelo, porém, encontramos esta ligação com a Medusa, monstro grego personificado numa figura feminina que possuía cabelos de cobra e/ou serpentes. Enquanto a primeira é conhecida por ter sido a mulher de Jasão, que abandonada, dá vazão a uma vingança da maneira mais dolorosa e cruel possível – não tendo qualquer representação com madeixas, deixe-se isso claro – não tendo nada com o que saí do cocuruto, senão por suas ideias.
Entendo que as pessoas possam se enganar, mas o que me traz grande desconforto é ler, numa revista de domingo de um jornal de grande circulação no Rio, uma reportagem (que deve ter passado por ao menos dois estágios de criação e revisão: jornalista e editor) ter um erro tão gritante.
Ninguém é obrigado a conhecer a cultura grega e seus mitos, mas a Medusa é um monstro que permeia um universo muito grande no imaginário. É só pensarmos em todas as referências a essa figura que são possíveis de serem encontradas: o símbolo da Versace (1), nas duas versões do filme Fúria de Titãs (2), na série de anime Saint Seiya (3), bem como tantas outras referências que podem ser encontradas na cultura atual.
Sinceramente, fico um pouco chocada que um artista visual tenha tido esse lapso, mas acho ainda pior o fato de que isso tenha passado por pelo menos outras duas pessoas. E é muito chato dizer isso, mas páginas de buscas estão aí para isso. Hoje em dia, não dá para dizer que ao menos não achou algo.
Pode ser que com isso eu coloque um próximo texto com as referências mais profundas aos mitos de Medeia e Medusa, se vocês gostarem da ideia me digam. 
Aguardo seus comentários. :)

Referências:
(1) a empresa de moda do falecido Gianni Versace, hoje capitaneada por sua irmã, Donatella. Uma pequena curiosidade, se vocês repararem a aba da página no navegador conta com a imagem da Medusa: Versace.

(2) Clash of Titans, no original, o herói Perseus enfrenta o monstro, como no mito originário. Segue abaixo a página de desambiguação em inglês. Fico devendo em português, pois não consegui conferir os dados para repassá-los: http://en.wikipedia.org/wiki/Clash_of_the_Titans.

(3) O famoso Cavaleiros do Zodíaco. Na primeira temporada, contava com um antagonista que possuía um escudo com a cara do monstro e o mesmo efeito mortal de seu olhar: "O Escudo da Medusa".

3 comentários:

  1. Há! só pra estrear os comentários. Não tenho nada de sabido pra escrever.

    Bacana o texto e o blog.

    Braços!

    ResponderExcluir
  2. Já comecei gostando do nome do blog, Pat! Você precisava mesmo de um espaço para compartilhar a cultura que você tem, amiga! Sempre adorei ouvir suas histórias, agora poderei acompanhar aqui! Mesmo que nem sempre tenha algo para complementar seu pensamento, será sempre um prazer visitar o seu espaço de escrita e reflexão.
    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  3. As pessoas são absolutamente sem noção com figuras de linguagem. Sabe, muitas confundem trás e traz, como cobrar que diferenciem Medeia e Medusa? :p

    ResponderExcluir