domingo, 2 de agosto de 2015

Como vai você?

Se eu fosse uma garota rica, eu talvez soubesse responder.

Obviamente você já ouviu essa frase na música da Gwen Stefani, ou um pouco antes (como eu) nas vozes de Louchie Lou e Michie One. Mas ela vai um pouco mais além dos anos noventa.
Sim, a ideia de uma poesia falando sobre se alguém fosse rico, como tudo seria diferente, hoje (2015) tem mais de cem anos. Tudo graças a um escritor de origem judaico-russa: Sholem Rabinovich, mais conhecido pela alcunha e persona assumida de Sholem Aleichem(1).
Graças a um documentário assistido, fiquei sabendo a respeito dessa incrível biografia, que descrevia a vivência dos judeus e suas comunidades do leste europeu, mais especificamente da onde seu autor nasceu: a Rússia czarista. Tanto assim o é que ele é considerado um dos pilares da cultura judaica moderna.
Mas o que talvez seja algo que nós, brasileiros não judeus, podemos pensar a respeito é onde ele nos toca? Ao falar daquilo que lhe é natural, também trata de coisas que também podem ser universais. E assim o é, uma vez que temos a música “If I were rich man”(2), onde o leiteiro Tevye, durante uma conversa com Deus, elucubra do porquê não ser rico.
Este é o grande ponto desse autor, através do que é único dentro da cultura ídiche(3), ele nos traz a universalidade do humano. Eu realmente gostaria de saber mais a respeito e explorar sua obra, porém encontro (como muitos outros) uma grande barreira: a língua. Sua obra foi escrita no idioma ídiche e em relação a língua portuguesa, só encontrei dois livros traduzidos. Para saber mais a seu respeito, deve-se recorrer ao inglês.
O que é ruim, pois tanto a pessoa quanto a obra deveriam ser conhecidas de todos. Abaixo faço algumas referências para quem quiser saber mais a respeito. Se colocar o nome dele de pena no Youtube, muito material em inglês irá aparecer, inclusive uma entrevista com o diretor do documentário a respeito dele e uma palestra com o escrito da biografia(4).
O documentário não está mais no Netflix. Tentei acessá-lo para preparar este texto. Realmente uma pena, pois Sholem Rabinovich, ou Sholem Aleichem, foi uma personalidade e tanto, e deveria estar disponível a todos.
Iniciando o mês de agosto e são dois meses de blog!
Deixo vocês com Sholem Aleichem, o autor, o cumprimento e a prece: Sholem Aleichem!

Para saber mais:

Sholem Aleichem: Rindo na Escuridão: aqui.
Louchie Lou & Michie One - Rich Girl
Gwen Stefani - Rich Girl ft. Eve

Notas:
1 Que a paz esteja contigo: um cumprimento de origem hebraica, algo como o nosso “como vai você”.
2 Tradução livre: se eu fosse um homem rico.
3 A respeito da língua ídiche: aqui.


4 The Worlds of Sholem Aleichem: The Remarkable Life and Afterlife of the Man Who Created Tevye (Jewish Encounters) – tradução livre: As palavras de Sholem Aleichem: a incrível vida e além vida do homem que criou Tevye.

Nenhum comentário:

Postar um comentário